Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Os preços dos produtos agrícolas tiveram o maior aumento registado em Portugal

Escrito por em Setembro 26, 2023

Portugal registou o maior aumento nos preços dos produtos agrícolas base, com um aumento de 22%, de acordo com os dados Eurostat.

No segundo trimestre de 2022 a 2023, o preço médio dos produtos agrícolas na União Europeia (UE) aumentou 2,0%.

Assim, este fator indica uma taxa de crescimento consideravelmente menor em comparação com o trimestre anterior. O preço médio subiu 17% (primeiro trimestre de 2023 em relação ao primeiro trimestre de 2022).

A nível nacional, Portugal teve o maior aumento no preço dos produtos agrícolas entre abril e junho, seguido da Grécia (21%) e Espanha (16%). Esses três países foram significativamente afetados pela seca.

No extremo oposto da lista, os países que tiveram as maiores quedas nos preços dos produtos agrícolas foram a Lituânia (-26%) e a Estónia (-15%).

Além disso, o preço médio dos fatores de produção não relacionados ao investimento, como fertilizantes, energia e alimentação animal diminuíram 5% entre o segundo trimestre de 2022 e o segundo trimestre de 2023.

Isto representa a primeira redução desde o quarto trimestre de 2020, contrastando com um aumento de 11% nos primeiros três meses do ano.

Na União Europeia, os produtos que registraram os maiores aumentos de preço entre abril e junho foram os citrinos (aumento médio de 89%), seguidos pelo azeite (48%) e pelas batatas (38%). Esses aumentos de preço atribuem-se às quebras de produção devido à seca.

Em contraste, os preços dos cereais tiveram uma queda de 31%, seguidos pelos preços das aves (-4%) e dos produtos lácteos (-2%).

No que diz respeito aos fatores de produção não relacionados com o investimento, as maiores quedas nos preços constam-se nos adubos e corretivos do solo (-23%), energia e lubrificantes (-13%), e alimentos para animais (-5%).

Visited 12 times, 2 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista