Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Zoomarine libertou de volta ao oceano duas tartarugas marinhas

Escrito por em Outubro 20, 2023

 

Antes de serem devolvidos ao seu habitat natural, os animais passaram por um processo de reabilitação.

 

 

Na segunda-feira, dia 23 de outubro, regista-se um dia especial no Zoo Marine. Isto porque duas tartarugas que passaram meses em reabilitação no Porto d’Abrigo do parque aquático vão voltar ao seu habitat natural, começando sua jornada de volta para casa.

De acordo com um comunicado, as tartarugas chamadas Umiko e Ulises serão libertas a 20 quilómetros a sul de Faro. Esta ação realiza-se num navio português antes que as temperaturas desçam muito.

O Zoo Marine destaca que este momento marca o encerramento de um ciclo memorável, repleto de desafios, conquistas, algumas preocupações e muita alegria – um ciclo com um final feliz inspirador.

Mais sobre a histórias das tartarugas

As espécies, pertencentes à espécie Caretta caretta, uma das sete tartarugas marinhas que ainda habitam e se reproduzem no nosso planeta, foram resgatadas durante o verão. Encontraram-se em alto mar por pesquisadores da AIMM Portugal – Associação para a Investigação do Meio Marinho, uma organização não-governamental que realiza parte de seu trabalho nas águas do Algarve.

Umiko, que significa “criança do mar” em japonês, sofria de desidratação, leve anemia e problemas renais. Para além disso, supõe-se ter corpos estranhos (plástico) no seu trato digestivo. Resgatou-se com 2,3 kg e agora retoma ao mar com 3,2 kg.

Ulisses, em referência ao famoso guerreiro da Antiguidade, resgatou-se com uma infeção pulmonar e também tinha plástico no trato digestivo. Chegou ao Porto d’Abrigo a pesar 3,7 kg e agora retorna à vida selvagem com 5,4 kg.

Contudo, após a sua recuperação de problemas de saúde, a devolução ao ambiente natural ocorrerá a bordo do NRP Cassiopeia.

Assim, a bordo da embarcação, além da equipa do Zoomarine (envolvidos no resgate e reabilitação) e da AIMM Portugal, estarão presentes o Comandante Naval, Vice-Almirante Chaves Ferreira, e o Comandante da Zona Marítima do Sul, Capitão-de-Mar-e-Guerra Lopes de Figueiredo.

“Até sempre, Umiko e Ulisses! E muito obrigado pelos desafios e pelos ensinamentos!”, afirmam as biólogas.

 

Visited 1 times, 1 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista