José Cid: “Amália não lidava bem com o êxito dos outros”
Escrito por Inês Ferreira em Outubro 20, 2023
O músico recordou a sua relação com Amália Rodrigues.
Recentemente, José Cid recordou a sua ligação ao fado e a Amália Rodrigues. No início da sua carreira, o cantor e a fadista não tinham a melhor relação.
Em declarações à revista trimestral da junta de freguesia de Alvalade, o cantor afirmou: “Sou muito português a escrever. Inicialmente eu venho do fado. Com 10 anos eu era fadista lá na minha terra, na Chamusca, no Ribatejo. Quando a Amália Rodrigues lá foi, fiz a abertura do concerto e cantei antes dela. Atuei também no fim da carreira da Amália nos últimos concertos dela nos Estados Unidos. Amália nunca foi muito à bola comigo”.
Questionado sobre as razões desta relação, José Cid respondeu: “Porque eu vendia mais discos na Valentim de Carvalho e ela nunca aceitou que uma pessoa mais jovem vendesse mais. Amália não lidava bem com o êxito dos outros. Também não lidou bem com a Dulce Pontes. Mas eu era a vítima principal dela”.
O músico recordou ainda a ligação da sua mãe com Amália. “Ela fez logo cumplicidade com a minha mãe contra mim. A minha mãe detestava que eu cantasse, queria que eu fosse engenheiro ou doutor. Ficaram as duas contra mim e a Amália à despedida disse-me assim: ‘Olhe, onde é que eu teria chegado se tivesse tido uma mãe como você?'”, referiu.