A taxa de inflação terá registado uma queda de 3,6% para setembro
Escrito por Ana Sofia Figueiredo em Setembro 29, 2023
Segundo o INE, a taxa é inferior a 0,1 quando comparado com o mês anterior.
A taxa de inflação terá apresentado uma diminuição para 3,6% em setembro, de acordo com a estimativa provisória divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta sexta-feira.
“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 3,6% em setembro de 2023, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, lê-se no relatório do INE.
O índice de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, terá apresentado uma variação de 4,1% (em comparação com 4,5% no mês anterior).
A variação do índice relacionado com os produtos energéticos é de -4,1% (em oposição a -6,5% no mês anterior). No entanto, o índice dos produtos alimentares não transformados terá diminuído para 6,0% (comparado com 6,4% em agosto).
Em relação ao mês anterior, a variação do IPC é 1,1% (em contraste com 0,3% em agosto e 1,2% em setembro de 2022).
Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 6,3% (em oposição a 6,8% no mês anterior).
O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) de Portugal terá registrado uma variação homóloga de 4,9% (em comparação com 5,3% no mês anterior).
Os dados definitivos referentes ao IPC de setembro de 2023 serão divulgados em 12 de outubro.