Acordo para controlo de emigração assinado entre a Albânia e a UE
Escrito por Maria Francisca em Setembro 8, 2023
Novos acordos de controlo de fronteiras para controlo da emigração entre a Albânia e a União Europeia.
O conselho da União Europeia e o Governo Albanês, assinaram hoje um acordo que permitirá a organização de operações conjuntas da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e e Costeira (Frontex) com a guarda costeira daquele país.
Assim o Conselho da UE, anunciou em comunicado a assinatura deste acordo com Tirana, que “permitirá a organização de operações conjuntas e a destacamento de equipas de gestão de fronteiras da Frontex na Albânia”.
Contudo, Bruxelas advertiu que qualquer intervenção da Frontex em águas albanesas está sujeita à legislação do país, de acordo com os moldes acordados entre os 27 países pertencentes á UE.
Para além disso, o ministro espanhol do Interior, Fernando Grande-Marlaska Gómez, responsável pela presidência do conselho da UE durante este segundo semestre, cita, “o crime na travessia de fronteiras e a gestão da imigração são desafios importantes para os países da União e os seus vizinhos mais próximos”.
Com a intenção de auxiliar na gestão das fronteiras, alargaram a área de intervenção da Frontex, já em 2019, através de acordos bilaterais entre a UE e países vizinhos.