Depois de Ângela há mais 4 mulheres a querer recorrer à inseminação pós-morte
Escrito por Susana Monteiro em Agosto 22, 2023
Ângela Ferreira foi a primeira mulher em Portugal, a ter um bebé através deste método.
A 17 de agosto, Ângela Ferreira revelou no seu Instagram, que Hugo Guilherme, foi o primeiro bebé a nascer em Portugal, concebido por inseminação pós-morte. E, segundo o Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), em breve pode não ser o único.
De acordo com o Notícias ao Minuto, o CNPMA revelou que, pelo menos, quatro mulheres portuguesas querem engravidar com o sémen do marido já morto.
“Até ao presente, o CNPMA procedeu nos termos da sua competência à centralização de cinco documentos de prestação de consentimento autorizado a inseminação post mortem”, esclarecem.
Estes quatro novos processos estão “ao abrigo da proteção de dados”, sendo que ainda não há informações sobre se alguma destas mulheres já conseguiu engravidar.
A lei foi alterada em dezembro de 2021, depois de uma longa batalha, de quase dois anos, que incluiu uma Iniciativa Legislativa de Cidadão, e uma petição que conta com mais de 111 mil assinaturas.