ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Metade dos glaciares da Terra podem desaparecer até 2100

Escrito por em Agosto 18, 2023

A análise realizada por cientistas aumenta as preocupações com o derretimento dos glaciares.

Esta quinta-feira, 17 de agosto, foi divulgado um estudo científico que alerta para a proteção dos ecossistemas que emergem do gelo que está a desaparecer, devido ao derretimento dos glaciares causado pelo aquecimento do planeta.

O planeta Terra poderá perder glaciares do tamanho da Finlândia até 2100.

Segundo um estudo publicado na revista científica Nature, é possível que exista uma diminuição das massas de gelo do tamanho do Nepal, isto se as metas do Acordo de Paris para impedir as alterações climáticas forem cumpridas.

O coautor do estudo, Jean-Baptiste Bosson, especialista franco-suíço em glaciares do Conselho Nacional de Proteção da Natureza em Annecy, França diz que estão a ser desenvolvido esforços para adiar o recuo dos glaciares, embora não seja decisivo para salvá-los.

“Mas depois dos glaciares [derreterem] nem tudo está perdido. Precisamos de proteger especialmente a natureza que surgirá a seguir, as florestas de amanhã, os grandes lagos de amanhã, os grandes fiordes de amanhã”, diz Bosson.

Para além disto, Bosson diz que há uma possibilidade dos ecossistemas se recuperarem caso tenham o seu “espaço e tempo”.

“A natureza encontrará soluções: capturará carbono, purificará a água doce, criará habitats para a biodiversidade”, acrescentou o cientista.

Fonte: Agência Lusa


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.



ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista