Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Turquia regista 49,5ºC – Novo recorde

Escrito por em Agosto 17, 2023

Esta onda de calor veio para ficar.

Turquia quebra o recorde de 2021 de 49,1ºC, com 49,5°C este ano e os especialistas alertam que chegou uma onda de calor à bacia do Mediterrâneo que pode permanecer durante as próximas décadas.

Foi esta terça-feira, dia 15, que a temperatura recorde foi registada, na província de Eskisehir, na Anatólia central, segundo o ministro do Meio Ambiente, Mehmet Ozhaseki, na rede social X, antigo Twitter.

O ministério aconselhou os cidadãos a permanecerem no interior das suas casas o máximo de tempo possível, especialmente durante as horas mais quentes do dia, das 11 horas às 16 horas.

Esta altura, também é muito propensa a incêndios florestais por todo o país

Segundo o professor de meteorologia da Universidade Técnica de Istambul, Baris Onol, este calor provem das alterações climáticas: “A Turquia estará muito mais exposta a altas temperaturas nos próximos 30 a 40 anos, como o resto da região do Mediterrâneo”.

As temperaturas extremas estão a causar uma preocupação global. Um estudo publicado no mês passado revelou que no verão de 2022 (o mais quente registado na Europa), mais de 60 mil pessoas morreram no continente. De acordo com as estimativas dos cientistas, a Europa vai enfrentar uma média de mais de 68 mil mortes todos os verões até 2030 e mais de 94 mil até 2040.

Visited 9 times, 1 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista