Médicos da região Centro iniciam greve
Escrito por Flavia Maia em Agosto 9, 2023
Está prevista uma paralisação de dois dias.
Esta quarta-feira, dia 9 de agosto, os médicos da região Centro iniciam uma paralisação de dois dias, acrescentando assim à greve das horas extras nos cuidados de saúde primários e à greve nacional que ainda está a decorrer.
Em comunicado, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), que convocou a greve, lamenta os constrangimentos que poderá causar, contudo relembra que têm de por fim “ao trabalho desumano dos médicos”.
Esta greve na região Centro veio juntar-se à paralisação nacional que decorreu no final de julho, que contou com uma adesão de cerca de 90% dos hospitais e cuidados de saúde primários.
Decorrerá também uma greve às horas extraordinárias nos cuidados de saúde primários e hospitalares, desde o dia 24 de julho até 22 de agosto.
“Fomos obrigados a estas greves. Tudo fizemos por um acordo que dignificasse as condições remuneratórias dos médicos. E só avançámos para a greve após a data limite do calendário negocial de 30 de junho”, refere o SIM, em comunicado.
“O SNS está pior. Consequentemente, os portugueses são obrigados a gastar as suas poucas poupanças para aceder aos cuidados de saúde que a Constituição consagra”, de acordo com o SIM, afirmando ainda que “estas greves são um grito de alerta para o colapso do SNS”.
A greve tem como objetivo levar o Governo a dar “uma resposta efetiva ao caderno reivindicativo sindical”, por forma a que os ministros das Finanças e da Saúde façam uma proposta de grelha salarial de modo a posicionar “com honra e justiça” toda a classe médica, incluindo os médicos internos, na tabela remuneratória única da função pública, segundo o SIM.