ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Goucha: “As Jornadas vão fazer esquecer páginas negras da Igreja?”

Escrito por em Julho 20, 2023

O apresentador da TVI questionou D. Américo Aguiar.

Esta quarta-feira, 19 de julho, o bispo auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar, esteve no programa de Manuel Luís Goucha. O bispo é o rosto da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

Durante a conversa, o apresentador da TVI questionou: “As Jornadas vão fazer esquecer páginas negras da Igreja, como por exemplo, os abusos sexuais?”

“Eu não quero que ajudem a esquecer. Aliás, o pior que a gente pode fazer é esquecer. Agora, que podem ajudar e que ajudaram – até atendendo ao calendário -, primeiro, a pôr as vítimas no local devido, que é na prioridade da nossa atenção”, começou por responder D. Américo Aguiar.

“Somos herdeiros do que aconteceu e não devia ter acontecido. O que é que temos de fazer? Garantir, fazer tudo o que está ao nosso alcance que não se repete, nem se repetem os crimes – dentro daquilo que é possível garantirmos -, nem se repete o modo, o processo com que cada um dos crimes foi vivido, em cada tempo”, continuou.

O convidado revelou que, quando era responsável da comissão de Lisboa, acolheu duas vítimas de abusos: “Foi duro… E fez-me um clique. Duro de ouvir porque nós temos de agradecer muito a estes homens e a estas mulheres que tiveram a coragem de abrir o seu coração”.

“Não há limite de agradecimento, são heróis. Eu ouvi dois homens e ouvir destes dois homens que abriram o seu coração e partilharam comigo o que aconteceu, a mim, fez-me o clique. Eu tomei consciência de que eu sou herdeiro de muitas coisas boas, dos milagres da Igreja e sou bispo e sou padre, mas também sou herdeiro de coisas más e negativas e, portanto, sou parte do problema e tenho de ser parte da solução”, referiu.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.



ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista