Medusa-tambor está de volta às praias
Escrito por Rafaela Reis em Julho 7, 2023
Este animal tem sido visto em muitas zonas do Algarve.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a medusa-tambor foi avistada esta semana mais de 120 vezes nas praias do Algarve, desde Lagos a Vila Real de Santo António. Aconselha-se a não tocar nos organismos, mesmo se parecerem estar mortos e para além disso, não tente devolvê-los ao mar.
O IPMA informa ainda o seguinte: “Trata-se de uma medusa de grandes dimensões, cuja campânula pode chegar aos 60 centímetros de diâmetro. É caracterizada pelos seus braços orais curtos e folhosos, com longos apêndices de coloração escura nas extremidades”.
Ainda assim, é preciso ter cuidado. Este animal é considerado ligeiramente urticante, o IPMA informa que, em caso de contacto direto com a pele, deve limpar-se a zona afetada com água do mar. Depois devem ser aplicadas compressas de gelo durante cerca de 15 minutos.
Se encontrar um destes animais, informe o nadador-salvador da sua localização. A IPMA ainda informa que: “Preferencialmente, não se deve interferir com o ecossistema, mas, se necessário, os organismos poderão ser removidos para o lixo orgânico e nunca enterrados”.