Alguns alimentos custam mais 20% do que antes da isenção do IVA
Escrito por Rafaela Reis em Julho 7, 2023
A isenção do IVA de alimentos considerados essenciais era com o intuito de reduzir o preço dos mesmos, porém, alguns preços destes produtos têm vindo a aumentar na mesma.
De acordo com a DECO Proteste, foi realizada e partilhada uma monitorização de preços e os produtos que custam mais 20% do que antes da isenção são a maçã gala e os brócolos.
Esta medida foi para baixar o preço de alimentos considerados essenciais, mas há preços que têm vindo a aumentar.
A DECO Proteste ainda refere que: “Na maçã gala e nos brócolos a diferença é superior a 20%. Se antes da isenção de IVA a maçã gala custava 1,98 euros por quilo, a 5 de julho custava 2,42 euros por quilo. Nos brócolos, o aumento foi de 49 cêntimos, com este hortícola a custar agora 2,89 euros por quilo”.
Outros produtos que estão mais caros são a couve-flor (mais 9%), o atum posta em óleo vegetal (mais 3%) e a maçã golden (mais 1%).
O cabaz de 41 bens alimentares essenciais com IVA zero monitorizado pela DECO Proteste custava, a 5 de julho, 127,76 euros, menos 78 cêntimos (menos 0,61%) do que na última semana de junho.
A organização de defesa do consumidor ainda diz que: “Em comparação com o preço do mesmo cabaz a 17 de abril, antes da implementação da isenção de IVA, a descida foi já de 11,01 euros (menos 7,93%)”.