Regras novas no futebol
Escrito por Margarida Oliveira em Julho 6, 2023
Sabe o que mudou.
As leis do futebol, International Football Association Board (IFAB) emitiram um comunicado em que apresentaram oito regras de jogo.
Entram em vigor no início da temporada 2023/24.
Guarda-redes e penáltis: vai ser obrigatório que os guarda-redes fiquem em cima da linha de baliza no momento do penálti. Os comportamentos provocatórios com o objetivo de distrair o executante estão proibidos. Também não vai ser permitido que estes toquem nos postes, na trave ou na rede da baliza.
Invasão de campo: se um jogador ou membro da equipa técnica que marcou um golo estiver dentro do campo e interferir diretamente na jogada, o golo deve ser anulado.
Tempo dos festejos: devido ao tempo desperdiçado com esta regra durante as celebrações de um golo passa a ser considerado pelo árbitro na decisão do tempo de compensação.
Fora de jogo: o jogador em posição de fora de jogo que receba a bola de um adversário passa a estar em jogo. A única exceção desta regra é quando o guarda-redes defende um remate e a recarga fica com um jogador adversário em fora de jogo. Neste caso, o lance vai ser anulado.
Cartão para o treinador: se o árbitro não conseguir identificar quem cometeu a infração, o cartão deve ser mostrado ao treinador principal da equipa.
A importância do VAR: pode ser necessário mais que um VAR ou repetições, dependendo do lance e do número de ângulos da câmara de vídeo.