Escola Henriques Nogueira acolhe conferências sobre Inteligência Artificial
Escrito por Redação em Maio 18, 2023
A Inteligência Artificial pode melhorar a qualidade de ensino?
Esta quinta-feira, dia 18 de maio, o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira acolheu o evento da kpLab “temosdefalar.AI”, uma iniciativa que visa abordar a forma como a Inteligência Artificial interfere na educação e como esta pode ser usada para melhorar a qualidade de ensino e de investigação.
Ana Almeida, professora de Informática da Escola Henriques Nogueira e formadora de competências digitais, esclareceu como a tecnologia está a mudar.
“Nós humanos estamos e estaremos sempre por detrás da inteligência artificial. Nós somos precisos, nem que seja apenas para orientar”, começou por explicar.
No entanto, a professora defende que é importante que estas tecnologias sejam inseridas nas salas de aula.
“Os alunos têm que ir em busca da aprendizagem mas com responsabilidade. E o professor tem de reler e dar feedback”, acrescentou.
Também integraram o ciclo de palestras Filipe Lacerda, perito em ética e proteção de dados para a Comissão Europeia e CEO da LusoLabs, Cátia Pinto, Diretora Executiva no Smart Farm CoLab, e Pedro Brasil, CEO da PIXAIR.
Já as palestras, que decorrerão durante a tarde desta quinta-feira, serão focadas no mundo de trabalho, onde empresários de renome irão partilhar as estratégias de Inteligência Artificial nas suas empresas.
Eis a programação:
- 14h30- Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras;
- 14h45- Gustavo Duarte, CEO da Transportes Paulo Duarte, “IA, automação e transportes”;
- 15h05- Roberto Gamboa, Professor coordenador com Agregação do Politécnico de Leiria, “IA e ensino superior: potencialidades e desafios”;
- 15h25- Nuno Machado, Diretor de marketing dos Laboratorios INDAS, “IA e marketing”;
- 15h45- Cid Silva, Hospital Soerad, “IA na saúde”.