Exercício e a dor lombar
Escrito por Redação em Maio 16, 2023
Esta é uma condição muito comum que afeta uma grande percentagem da população mundial.
A dor lombar é uma condição muito comum que afeta uma grande percentagem da população mundial.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta 80% e é umas das principais razões as pessoas procuram um médico.
É definida como alguma dor ou desconforto na região lombar, normalmente descrita como dor ao fundo das costas, e pode ter várias causas — lesões traumáticas (como quedas), desvios anatómicos (como escolioses), desequilíbrios musculares, excesso de peso ou até mesmo falta de exercício.
O exercício permite diminuir e reduzir a prevalência desta dor, pois fortalece os músculos estabilizadores da nossa lombar, como os músculos do abdómen, costas e glúteos. Para além disso, melhora a flexibilidade e a mobilidade das nossas articulações podendo ainda levar a uma redução de peso que irá diminuir a sensação de dor e rigidez. Ainda associado a prática de exercício físico poderá ocorrer uma diminuição do stress, que por sua vez iria diminuir a sensação de tensão muscular e ansiedade.
É necessário ter atenção que cada caso é um caso sendo necessário uma avaliação adequada tendo em conta a condição da pessoa, objetivos e prognostico da condição.
No E-Fit, existem profissionais habilitados capazes de promover um estilo que treino adequado à sua condição, complementado com um programa de diminuição de dor contribuindo para um estilo de vida mais saudável e na redução desta dor.
Através da eletroestimulação utilizada no E-Fit, não é necessário colocar tanta carga externa pois o músculo está constantemente a ser estimulado o que diminui o stress sobre as articulações com sintomas de dor.