Zona da Torre, na Serra da Estrela, vai ser renovada
Escrito por Susana Monteiro em Abril 27, 2023
As novidades são da autoria da Turistrela, concessionária turística da montanha.

A zona da Torre, na Serra da Estrela, vai ser reabilitada e renovada. A Turistrela, concessionária turística da montanha, quer demolir as construções abandonadas, recuperar as torres da Força, e ordenar a circulação rodoviária.
O projeto está previsto durar cinco anos, e tem em vista a construção de um observatório, de residências científicas, de áreas comerciais, e de um teleférico que liga as três aldeias: Penhas da Saúde, Alvoco da Serra e Loriga.
Desta forma, o acesso à Torre poderá ser feito por teleférico, que irá facilitar a deslocação dos locais e turistas.
Além disso, e segundo o autor e arquiteto, Rui Pinto Guilherme, o projeto prevê “a valorização do património existente e a construção de um observatório Torre 360º”, a partir da reabilitação das três torres existentes, bem como a construção de novo edifício circular de dois pisos.
No complexo será construído também um observatório astronómico, com um telescópio gigante e um auditório com capacidade para 150 pessoas, bem como um espaço multiusos que deverá receber exposições temporárias ou eventos.
Quanto às atuais torres, o arquiteto explica que serão reconstruídas a partir dos originais. Uma delas vai dar lugar a um planetário na cúpula para que os visitantes possam observar as estrelas e o espaço, e outra um “miradouro natural, com vistas para a Cova da Beira e serras envolventes”.
O investimento ronda os 30 milhões de euros, tendo ainda previstas as construções, abaixo da Torre, de três novos hotéis, uma galeria comercial e um hospital privado.