Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: sugestões para visitares

Escrito por em Abril 18, 2023

Lugares de história e cultura do nosso país.

Esta terça-feira, dia 18 de abril, assinala-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que visa destacar a importância dos monumentos e sítios na história, bem como apelar à sua preservação e valorização.

Este ano, o tema escolhido foi “Património e Mudança”. Por isso mesmo, destacamos os nossos monumentos de eleição na zona Oeste.

Biblioteca do Convento de Mafra

Considerada uma das mais belas do mundo, a biblioteca, da autoria do arquiteto Manuel Clemente de Sousa, nasceu no reinado de D. João V, em cumprimento de uma promessa para lhe nascer um filho herdeiro do seu casamento com D. Maria Ana de Áustria.

Com 88 metros de comprimento e uma planta em cruz, aqui podemos encontrar obras como a primeira edição do Alcorão, de 1543, a Bíblia poliglota, de 1514 ou ainda a primeira edição de “Os Lusíadas”.

Museu da Vinha e do Vinho

Sedeado em Bucelas, o Museu da Vinha e do Vinho, é um espaço vivo, que retrata e divulga a vitivinicultura, através de uma “viagem” no tempo, por etapas de laboração na vinha, desde a enxertia até à vindima, passando pela poda, empa, colheita de bagos e maturação das uvas.

Instalado num edifício cuja história está intimamente relacionada com a tradição vitivinícola local, apresenta dois espaços expositivos distintos: uma área de exposição permanente, e um mezanino reservado para exposições temáticas temporárias.

Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho assume-se como um elemento de preservação da memória do ciclista torriense Joaquim Agostinho e de promoção do ciclismo.

A celebra o Dia dos Museus e Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a entrega é livre.

Este museu visa preservar e salvaguardar o seu acervo material e imaterial, através de exposições permanentes e temporárias. Segundo o museu, a exposição permanente chama-se “53:11 Esforço e Glória. Joaquim Agostinho e uma Volta à História em Bicicleta convoca a um olhar pela história do ciclismo internacional e nacional, destacando a evolução da bicicleta, das modalidades que compõem esta prática desportiva, os seus atletas e as memórias de todos os que acompanham o fervor das competições a pedais“.

LOCALIZAÇÃO

  • Bairro Arenes, Hipólito Center Park, fração G

BILHETEIRA
• Entrada individual 2 €

FUNCIONAMENTO

  • Terça-feira a domingo
  • 10h00 às 13h00 | 14h00 às 18h00

Mosteiro de Alcobaça

O Mosteiro de Alcobaça é a maior igreja gótica da arquitetura de Cister, e Património da Humanidade pela UNESCO, desde 1989.

Foi fundado pelo primeiro rei, D. Afonso Henriques, tendo a construção do mesmo iniciado em 1178, embora só tenha terminado 100 anos depois. Aqui, é possível testemunhar os túmulos de D. Pedro I e D. Inês, colocados frente a frente para que se possam reencontrar de novo no Dia da Ressurreição.

De momento, o Mosteiro de Alcobaça também está a servir de cenário para o novo programa de SIC, “Os Traidores”, que estreou no passado dia 9 de abril.

Esta terça-feira, dia 18 de abril, podes visitar o Mosteiro gratuitamente.

Horários

outubro a março

Das 09h00 às 18h00 (última entrada 17h30)

abril a setembro

Das 09h00 às 19h00 (última entrada 18h30) 

A Bilheteira encerra 30 minutos antes do fecho do monumento

Encerrado: 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio, 20 de agosto e 25 de dezembro

Visited 7 times, 5 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista