8ª edição do CENFIM Skills vai realizar-se nos Núcleos de Torres Vedras e Trofa
Escrito por Redação em Fevereiro 5, 2026
“O CENFIM Skills é um espaço onde nos preparamos para o Campeonato Mundial das Profissões”.
A 8ª edição do CENFIM Skills vai realizar-se nos Núcleos de Torres Vedras e Trofa, nos dias 20 e 21 de maio.
“O CENFIM Skills, é um espaço, onde nos divertimos, partilhamos, aprendemos e nos preparamos para o Campeonato Mundial das Profissões, internacionalmente designado, por WSC – WorldSkills Competition, que são os verdadeiros Jogos Olímpicos das Profissões”. informa o CENFIM, em comunicado.
A WSC – WorldSkills Competition é a maior competição de Formação Profissional e competências técnicas do mundo, realizada a cada dois anos, reunindo jovens talentos de mais de 70 países.
Jovens entre 17 e 25 anos competem em dezenas de profissões, tais como, na Mecatrónica, na Eletromecânica, na Soldadura, demonstrando excelência, inovação e o futuro do trabalho.
“Mas para chegar ao Mundial, é preciso participar e ser campeão no Campeonato Nacional das Profissões, que se realiza em setembro de 2026, depois passar para a etapa do Europeu, Euroskills, que neste ciclo se realizam em Dusseldorf/Alemanha e no Luxemburgo, em 2027, e os melhores podem almejar, chegar ao Campeonato Mundial das Profissões que se realizarão em Tóquio em 2028, ou seja um enriquecedor caminho de trabalho e aprendizagem”, refere o CENFIM.
“No 8º CENFIM Skills, poderão ver ao vivo e melhor perceber como funcionam as profissões em competição, nomeadamente: Construções Metálicas, Desenho Industrial CAD, Eletromecânica Industrial, Maquinação CNC, Manutenção Industrial, Mecatrónica Industrial, Prototipagem Rápida (3D), Refrigeração e Ar Condicionado, Robótica Industrial, Robótica Móvel e Soldadura”, acrescenta.
