Carolina Duarte sagrou-se campeã do mundo nos 400 metros T13
Escrito por Maria Francisca em Outubro 6, 2025
“Faço atletismo há 21 anos e só cheguei agora ao ouro. Os bons resultados não acontecem do nada”.
Carolina Duarte, sagrou-se esta segunda-feira, 6 de outubro, campeã do mundo em atletismo paralímpico nos 400 metros T13 (deficiência visual), em Nova Deli, na Índia.
Em declarações ao Comité Paralímpico de Portugal, a atleta de 35 anos não escondeu a emoção.
“Chegar aqui e ganhar o ouro é espetacular. Passar aquela linha de meta em primeiro, algo que eu nunca tinha passado em Mundiais, é fantástico. Já tinha três ou quatro pratas em Mundiais, chegou finalmente um ouro”, afirmou.
“Faço atletismo há 21 anos e só cheguei agora ao ouro. Os bons resultados não acontecem do nada. Não vêm do acaso, nem da sorte. É preciso trabalhar muito. Uns precisam de mais anos, outros de menos, mas é sempre o trabalho, a determinação e o acreditar. Não há impossíveis. Acima de tudo estou muito feliz pelo caminho que fiz até aqui.”, acrescentou.
Portugal completa a participação na competição com quatro medalhas: Ouro de Carolina Duarte; Prata de Miguel Monteiro, no lançamento de peso na classe F40 (atletas de baixa estatura); Bronze de de Sandro Baessa, nos 1.500 metros T20 (deficiência intelectual) e de Mamudo Baldé nos 100 metros T54 (cadeiras de rodas).
Ver esta publicação no Instagram