Apagão geral: Energia já regressou a Torres Vedras
Escrito por Inês Ferreira em Abril 28, 2025
Eletricidade começa a ser restabelecida em vários concelhos do país.
Esta segunda-feira, dia 28 de abril, Portugal sofreu um apagão geral de energia.
Ainda não há explicações para a falha de energia.
A eletricidade já começa a ser restabelecida em vários concelhos do país, incluindo Torres Vedras.
“Às 20h30 estão ligadas parcialmente 110 subestações, 800 megawatts (MW) e alimentados cerca de um milhão de clientes. Não sendo ainda possível fazer previsões da reposição integral, a E-Redes alerta para eventuais demoras na realização da mesma”, disse fonte oficial da E-Redes, operador de rede de distribuição de eletricidade, à Lusa.
Luís Montenegro falou ao país pelas 21h20 e afirmou que falha de energia teve origem “muito provavelmente em Espanha”.
“Constituímos um gabinete de crise no Governo para fazer frente a uma situação que ainda é grave, inédita e inesperada”, referiu o primeiro-ministro.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) está a enviar mensagens SMS à população sobre o regresso da energia.
Recorde-se que vários países da Europa também foram afetados pelo apagão.
(Notícia atualizada 21:46)