Primeiro Dia da Operação “Páscoa em Segurança”
Escrito por Redação em Abril 12, 2025
Já foram detidas 88 pessoas.
No primeiro dia da operação “Páscoa em Segurança 2025”, a Polícia de Segurança Pública (PSP) efetuou um total de 88 detenções em todo o território nacional, reforçando a presença policial em todo o país durante o período da Páscoa.
A operação, que visa garantir a segurança de cidadãos e turistas durante as festividades, teve um forte foco nas infrações rodoviárias, com 37 detenções relacionadas com a condução ilegal e sob efeito de substâncias. Destas detenções, 20 foram por condução sem habilitação legal e 17 por condução sob o efeito de álcool. Estes números indicam a intensificação das fiscalizações de trânsito, especialmente em zonas de maior movimento, como vias principais e áreas de lazer, em que o consumo de bebidas alcoólicas tende a ser mais elevado.
Além disso, a PSP conseguiu apreender mais de 870 doses individuais de estupefacientes, numa ação preventiva contra o tráfico e consumo de drogas ilícitas, particularmente nas zonas urbanas de maior concentração de pessoas. A operação visa, assim, não apenas fiscalizar a circulação de veículos, mas também combater a criminalidade associada ao tráfico de substâncias psicoativas.
No âmbito da violência doméstica, foram registadas 44 ocorrências, com 3 detenções associadas a casos de agressões e ameaças no seio familiar. A PSP reitera que continuará a atuar de forma preventiva, apoiando as vítimas e garantindo a proteção dos cidadãos.
A operação “Páscoa em Segurança” prolonga-se até 21 de abril e tem como objetivo proporcionar um ambiente mais seguro durante o período de descanso, garantindo a tranquilidade da população e evitando comportamentos de risco, especialmente em zonas de elevado tráfego e nas festas de celebração da Páscoa.
A PSP reitera o apelo à responsabilidade de todos os cidadãos, alertando para a importância de respeitar as normas de trânsito e de convivência, para que esta época festiva seja marcada pela segurança de todos.