Março foi o mês mais quente na Europa em 2025
Escrito por Susana Monteiro em Abril 8, 2025
Já a Península Ibérica registou mais chuva do que o normal.
Segundo o Observatório Copernicus, a Europa registou em 2025 o mês de março mais quente desde que há registo. A culpa será das alterações climáticas que aumentam as temperaturas para níveis sem precedentes.
Contudo, a Península Ibérica registou temperaturas mais frias e mais chuva do que o normal para a época do ano.
De acordo com o Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S), a nível mundial, o mês passado foi o segundo março mais quente de que há registo no planeta, sendo março de 2024 o primeiro. Em 20 dos últimos 21 meses, foi registada uma temperatura média global superior a 1,5 graus em relação à época pré-industrial.
A Península Ibérica não experienciou este calor em março. O sul da Europa não só registou temperaturas mais frias do que a média, como também condições mais húmidas do que o normal para a época do ano. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o mês de março de 2025 “classificou-se como muito chuvoso e frio em Portugal Continental”.