Kanye West processado por Alice Merton
Escrito por Redação em Março 30, 2025
Em causa está o uso não autorizado de música.
A cantora alemã Alice Merton processou Kanye West por violação de direitos de autor, alegando que o rapper utilizou uma amostra não autorizada da sua canção “Blindside” na faixa “Gun to My Head”.
West chegou até a pedir autorização mas Merton recusou o pedido, citando as suas declarações racistas e antissemitas como motivo para não querer associar-se ao artista. Apesar da recusa, o rapper incluiu a amostra na versão deluxe do seu álbum “The Vultures 2”, lançada em agosto de 2024.
Após a recusa, Merton recebeu ameaças de fãs de Kanye West, levando-a a temer pela sua segurança. O processo, apresentado no tribunal federal da Califórnia, procura não apenas compensação financeira, mas também medidas para impedir a circulação da música com o sample não autorizado.
Este caso soma-se a outras ações legais enfrentadas pelo artista americano devido ao uso não autorizado de trechos musicais.
É de relembrar que West está inserido em várias polémicas, desde o assunto de P. Diddy até aos conflitos com a sua ex-mulher Kim Kardashian, pela educação dada aos filhos do casal.
O rapper e a empresária têm quatro filhos em comum, North West nascida em 2013, Saint West de 2015, Chicago West nascida em 2018, por barriga de aluguer e Psalm West nascido em 2019 também por barriga de aluguer.