Marcelo Rebelo de Sousa e a “incerteza política” em Portugal
Escrito por Redação em Março 6, 2025
O chefe de Estado destacou a necessidade de reduzir a incerteza política.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez algumas declarações sobre a crise política em Portugal, após a aprovação da moção de confiança pelo Conselho de Ministros.
“Este período não será mais longo do que dois meses, independentemente do mundo e de uma Europa que sabemos que estão à procura da paz, mas que estão a demorar. Isso dá uma incerteza política. É fundamental garantirmos, naquilo que depende de nós, que essa incerteza é reduzida ao mínimo e que economicamente e socialmente as pessoas, com o mundo agitado, consigam enfrentar com tranquilidade, que é muito própria de Portugal”, afirmou Marcelo.
Esta quarta-feira, o Presidente admitiu a possibilidade de eleições antecipadas em maio, após o primeiro-ministro, Luís Montenegro, ter anunciado a moção de confiança. A proposta deverá ser chumbada no Parlamento, apesar da aprovação no Conselho de Ministros visto que o PS e o Chega já garantiram que irão votar contra a proposta, o que deverá ditar a queda do Governo.
Caso a moção de confiança seja reprovada, Marcelo Rebelo de Sousa convocará de imediato os partidos ao Palácio de Belém “se possível para o dia seguinte e o Conselho de Estado “para dois dias depois”.
As eleições antecipadas devem acontecer entre os dias 11 e 18 de maio.