ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Câmara de Torres Vedras esclarece sobre o cancelamento do Corso Escolar

Escrito por em Março 1, 2025

O Corso Escolar é reconhecido como um dos pontos altos do Carnaval de Torres Vedras.

O Corso Escolar previsto para a manhã da passada sexta-feira foi interrompido devido à meteorologia. Foram várias as opiniões, mitos e sugestões sobre o assunto.

A Expotorres foi o lugar mais sugerido como solução para o decorrer do corso mas a Câmara Municipal de Torres Vedras já se prenunciou sobre o assunto. “Esta mudança não pode ser considerada como alternativa, desde logo porque um dos pavilhões, o Pavilhão Expo, está afeto ao posto médico avançado, e o outro, o Pavilhão Multiusos, tem capacidade máxima em pé para 4.500 mil pessoas (metade dos participantes no Corso Escolar). Não seria possível desfilar ou ter público nestas condições. A estes constrangimentos, acresce a logística de transporte das crianças, que envolve 50 autocarros em viagens circulares.”

Levantou-se também a questão sobre a possibilidade do desfile se realizar em cada escola, à qual a Câmara respondeu que “é possível. Aliás, aconteceu na edição de 2024. Mas o Corso Escolar é uma grande festa que conta com 9 mil participantes ativos e cerca de 20 mil pessoas no público, o que é impossível de replicar nas escolas. Além disso, a complexidade logística leva a que a decisão de cancelar o mesmo tenha de ser tomada muito antes de se iniciar o processo de transporte das crianças para a Cidade, que já tinha tido início.”

Após vários comentários de dúvidas sobre o ocorrido, esclareceram também que “a realização dos corsos do Carnaval de Torres Vedras implica uma vasta logística de infraestruturas e de segurança e socorro. Os restantes corsos têm uma configuração distinta do Corso Escolar, que tem o percurso mais longo.”

 


ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista