Ano novo traz consigo novos preços
Escrito por Redação em Dezembro 28, 2024
Alguns produtos e serviços ficarão mais caros em 2025.
Com a chegada do novo ano vão haver aumentos generalizados em vários produtos e setores. Mesmo com a descida de inflação prevista, os preços continuarão a subir.
O aumento do salário mínimo e a subida dos custos de produção vão refletir-se no preço final.
O pão é um dos produtos que vai ficar mais caro, assim como o leite e maior parte dos produtos lácteos que também acompanharão a subida de preços.
Os aumentos chegam também aos juros e ao preço das rendas. A subida dos juros para controlar a inflação complicou a vida de muitas pessoas, quem tem crédito viu subir a prestação mensal, e as rendas já sofreram a maior subida dos últimos 30 anos. Em 2025 devem voltar a aumentar cerca de 2%, por cada 100 euros de renda, a subida poderá ser de 2,16 euros.
No que diz respeito às telecomunicações, as operadoras também vão atualizar as tabelas de preços, a MEO já confirmou a mudança de valores. A NOS decidiu manter os tarifários em todos os serviços e a Vodafone não antecipa eventuais atualizações.
As portagens e os transportes públicos vão ficar mais caros, o custo de uma viagem de carro vai aumentar 2,21% graças ao aumento das portagens. Assim como uma viagem de transporte público também aumentará 2% do valor anterior.
Em exceção à subida de preços, a eletricidade vai ficar mais barata. Mesmo com a subida da tarifa no mercado, a descida do IVA vai atenuar o aumento. Em 2025 na EDP a descida será em média de 7%, na Galp a redução de 6% já está em vigor.