Teresa Anjinho eleita nova Provedora de Justiça Europeia
Escrito por Maria Francisca em Dezembro 17, 2024
A ex-secretária de Estado da Justiça e antiga provedora-adjunta de Justiça de Portugal vai iniciar um mandato de cinco anos.
Esta terça-feira, 17 de junho, Teresa Anjinho foi eleita Provedora de Justiça Europeia.
A ex-secretária de Estado de Justiça venceu, numa votação secreta em sessão plenária, outros cinco candidatos: Emilio De Capitani (Itália), Marino Fardelli (Itália), Julia Laffranque (Estónia), Claudia Mahler (Áustria) e Reinier van Zutphen (Países Baixos).
Depois da aprovação pelo Parlamento Europeu, Teresa vai assumir funções após a cerimónia de juramento, em 27 de fevereiro de 2025, no Tribunal de Justiça da UE, para um mandato de cinco anos.
Na rede social X, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro deixa uma mensagem a felicitar a conquista. “Parabéns! A sua eleição para provedora de justiça europeia, por uma larga maioria do Parlamento Europeu, é uma boa notícia para a União Europeia. É uma honra ver uma mulher portuguesa desempenhar funções de elevada responsabilidade, exigência e prestígio“, pode ler-se.
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma mensagem no sítio oficial da Presidência da República na Internet.
“É um orgulho para Portugal ter mais uma portuguesa numa função de elevado destaque no quadro da União Europeia, nomeadamente no exercício de funções que têm vindo a ser ampliadas e que passam, nomeadamente, pelo garante da transparência e dos direitos dos cidadãos“.