ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Teresa Anjinho eleita nova Provedora de Justiça Europeia

Escrito por em Dezembro 17, 2024

A ex-secretária de Estado da Justiça e antiga provedora-adjunta de Justiça de Portugal vai iniciar um mandato de cinco anos.

 

 

Esta terça-feira, 17 de junho, Teresa Anjinho foi eleita Provedora de Justiça Europeia.

A ex-secretária de Estado de Justiça venceu, numa votação secreta em sessão plenária, outros cinco candidatos: Emilio De Capitani (Itália), Marino Fardelli (Itália), Julia Laffranque (Estónia), Claudia Mahler (Áustria) e Reinier van Zutphen (Países Baixos).

Depois da aprovação pelo Parlamento Europeu, Teresa vai assumir funções após a cerimónia de juramento, em 27 de fevereiro de 2025, no Tribunal de Justiça da UE, para um mandato de cinco anos.

Na rede social X, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro deixa uma mensagem a felicitar a conquista. Parabéns! A sua eleição para provedora de justiça europeia, por uma larga maioria do Parlamento Europeu, é uma boa notícia para a União Europeia. É uma honra ver uma mulher portuguesa desempenhar funções de elevada responsabilidade, exigência e prestígio“, pode ler-se.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou uma mensagem no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

É um orgulho para Portugal ter mais uma portuguesa numa função de elevado destaque no quadro da União Europeia, nomeadamente no exercício de funções que têm vindo a ser ampliadas e que passam, nomeadamente, pelo garante da transparência e dos direitos dos cidadãos“.

 

 


ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista