Instituição apoia entre 300 a 400 jovens do concelho de Torres Vedras.
Esta sexta-feira, 13 de dezembro, a Secretária de Estado da Acão Social e da Inclusão visitou a sede da APECI – Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas.
Esta instituição foi criada para dar resposta a nível educativo a pessoas com deficiência, assim como, prepará-las e inclui-las na sociedade. Também o lar é um dos eixos prioritários da APECI. No total, a instituição apoia entre 300 a 400 jovens do concelho de Torres Vedras.
O presidente da direção da APECI, Eng.º Duarte Lucas, falou sobre as dificuldades que esta, e tantas outras instituições sociais, enfrentam em Portugal. Com um défice anual de cerca de 60 mil euros no ano corrente, a falta de fundos, dificulta a resposta da APECI, às imensas listas de espera.
“Não podemos continuar assim a ir buscar onde não existe”, admitiu Duarte Lucas.
Laura Rodrigues, Presidente da Câmara de Torres Vedras, reforçou a importância de continuar a sensibilizar as empresas, para incluir as pessoas com deficiência nas suas equipas.
“Ninguém deve ficar para trás, temos de dar uma resposta”, disse.
A Secretária de Estado da Acão Social e da Inclusão, Dra. Clara Marques Mendes, aproveitou a ocasião para congratular a instituição, e o trabalho e preocupação que os colaboradores têm para com os utentes. A Secretária de Estado admitiu estar a par das dificuldades enfrentadas por esta instituição.
“Não estão sozinhos nestas preocupações e estamos a trabalhar em soluções”, afirmou.
“É um trabalho que nos envolve a todos”, reforçou Clara Marques Mendes.
Emissão em direto