Seminário (trans)FORMAR abordou diferenças entre inteligência artificial e emocional
Escrito por Susana Monteiro em Outubro 31, 2024
Evento decorreu em Coimbra.
Decorreu no último sábado dia 26 de outubro, no hotel Vila Galé em Coimbra, a 3ª edição do seminário (trans)FORMAR, destinado a Formadores, Técnicos de Formação e Psicólogos.
Sob o tema, Inteligência Artificial vs Inteligência Emocional, Que equilíbrio?, os perto de 250 participantes tiveram um dia impactante, em que se falou da IA na Educação/Formação, sem nunca deixar de considerar a importância do equilíbrio com a IE.
Com um conjunto de oradores, com experiência evidente na temática, contaram com a vertente da Andragogia, com o orador ‘residente’, João Leite, que este ano falou sobre, “Aprendizagem, para que se quer o equilíbrio?”, seguindo-se e a experiência do CENFIM, com a equipa José Fonseca e João Garcia do Departamento de Gestão de Projetos, que trouxeram, “Um olhar sobre a IA na qualificação profissional”. E tendo-se o painel da manhã concluído com abordagens mais pedagógicas, como a experiência da TUMO, com Filipa Cunha, a sua Diretora, com o tema, “Como a tecnologia (trans)FORMA a Educação”.
No período da tarde, os trabalhos foram iniciados com a intervenção do André Pinho, Professor Universitário e a sua “Missão (Im)possível: IA a (trans)FORMAR a Educação”, aqui também uma abordagem mais pedagógica que cativou a audiência.
Este ano foi introduzido no programa um espaço dedicado às empresas, no sentido de saber o que estas esperam do CENFIM, enquanto entidade formadora dos Recursos Humanos do Setor, bem como a forma como estão a utilizar a IA no seio das suas empresas.
Para o efeito, o evento teve a presença da Triangle’s-Cycling Equipments, com Patricia Villas-Boas, a sua Diretora, que falou sobre, “A estratégia da gestão das pessoas hoje e no futuro”. E por parte da Fidelidade, através do Ricardo Gonçalves, o seu Diretor para a IA, que abordou o tema “A Revolução da Inteligência Artificial: o futuro é agora”.
O painel de oradores foi concluído por Sofia de Castro Fernandes, do Às 9 no meu blog, com “A Comunicação de Influência na Cultura de Mudança”, uma vez mais a tónica nas pessoas e a importância dos seus equilíbrios, enquanto seres de emoções.
Neste seminário que decorreu sob égide do Projeto R3 PRODUTECH, o início dos trabalhos foi feito pelo Presidente do Conselho de Administração do CENFIM, José Pedro Machado, tendo contado com Rafael Campos Pereira, Vice Presidente da CIP e da AIMMAP, para encerrar o excelente dia de trabalho.
Tanto o painel da manhã como o da tarde, finalizou com um momento de debate, possibilitando a que todos os participantes pudessem colocar as suas questões aos diferentes oradores, por forma a promover o debate e a reflexão.
Um dia (trans)FORMADOR, para todos os que estiveram presentes, e que já questionaram, para quando o 4º (trans)FORMAR.
Galeria de fotos: