Hospital de Torres Vedras pode passar a serviço de saúde de proximidade
Escrito por Inês Ferreira em Julho 31, 2024
Deputados deixam recomendações ao Governo sobre o novo hospital do Oeste.
A Assembleia da República (AR) deixou recomendações ao Governo sobre a construção do novo hospital público do Oeste e a readaptação dos Hospitais de Peniche, Torres Vedras e Caldas da Rainha, segundo lê-se na resolução n.º 61/2024, divulgada esta quarta-feira, 31 de julho, em Diário da República.
O novo hospital, com mais de 400 camas, deve alargar “as especialidades/valências hoje existentes” nos hospitais da Unidade Local de Saúde do Oeste e garantir “capacidade de internamento hoje não existente para várias especialidades”.
Os deputados recomendam também a concretização “do mais rapidamente possível da construção no local atualmente definido” e o acompanhamento da “construção do novo hospital com uma intervenção nas instalações do atual Centro Hospitalar do Oeste em Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha, de forma a melhorar as suas condições e a adaptá-las, no futuro, a serviços de saúde em proximidade, como consultas externas de algumas especialidades, hospital de dia, tratamentos de reabilitação e cuidados continuados e paliativos, e reforço dos cuidados de saúde primários”.
A AR aposta na criação de “um plano de reformulação dos hospitais de Peniche, Torres Vedras e Caldas da Rainha que garanta a continuidade da prestação de cuidados de saúde nestas unidades de saúde após a construção e abertura do Novo Hospital do Oeste”.
“Ficámos satisfeitos com a recomendação da Assembleia da República para que o Hospital de Torres Vedras se mantenha em funcionamento como serviço de saúde de proximidade após a abertura do novo Hospital do Oeste, o que aliás está de acordo com o que a Câmara Municipal de Torres Vedas tem vindo a defender. Apelamos à Sra. Ministra que, com a maior brevidade, dê por boa esta recomendação e se inicie o processo de construção e entrada em funcionamento do novo Hospital do Oeste”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, em declarações à ON FM.