Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Alunos da EITV criam bandeiras que vão ser enviadas para a ONU

Escrito por em Maio 15, 2024

 

António Guterres respondeu à iniciativa da Escola Internacional de Torres Vedras.

Alunos da Escola Internacional de Torres Vedras (EITV) criam 12 bandeiras inspiradas na ONU para enviar a António Guterres. Os alunos de várias nacionalidades conceberam e realizaram propostas de “Bandeiras do Planeta”, que representam os ideais das Nações Unidas.

“As bandeiras estão em exposição na escola até ao final do ano letivo e serão depois enviadas ao cuidado do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, na sede da instituição, em Nova Iorque”, informa a EITV, em comunicado.

Segundo a escola, “a exposição ‘Bandeiras do Planeta’ é um dos pontos altos do Open Day (Dia Aberto) que a EITV vai proporcionar a quem quiser conhecer a escola, no dia 18 de maio. Um festival de teatro, em que participam sete escolas de Torres Vedras, é outro dos destaques de um dia aberto a toda a comunidade, que reúne cerca de 2 mil pessoas”.

 

Bandeiras criadas por alunos de 14 anos

As “Bandeiras do Planeta” foram criadas por 26 alunos do 8.º ano da EITV. As bandeiras simbolizam a união em torno de causas e valores fundamentais, promovendo a paz, cooperação e compreensão entre os povos.

De acordo com a escola, “várias individualidades e líderes políticos nacionais foram convidados pelos alunos a visitar a exposição, incluindo o Secretário-Geral das Nações Unidas. António Guterres respondeu, agradecendo a iniciativa, mas explicando que a sua agenda sobrecarregada impossibilita que possa marcar presença. Ainda assim, terá oportunidade de ver as bandeiras quando estas forem enviadas para a ONU, no final do ano letivo”.

Na carta enviada a António Guterres, os alunos referem que “as 12 Bandeiras do Planeta refletem um compromisso com a promoção da paz, da cooperação e da compreensão entre os povos. O mais simples dos gestos – como esta iniciativa – pode trazer tanta força que acreditamos verdadeiramente que este exercício visual cria um impacto positivo e também um sorriso autêntico. O conteúdo desta exposição não pertence apenas aos alunos envolvidos, mas sim a toda a Humanidade”.

“Numa altura em que dois conflitos de grandes proporções enchem os noticiários das televisões, estas bandeiras expressam os sentimentos de 26 jovens estudantes, com apenas 14 anos de idade, mas que já demonstram uma notável capacidade de reflexão e ação, inspirando-nos a todos com a sua determinação e visão de futuro. Estamos cientes da agenda sobrecarregada do Secretário-Geral das Nações Unidas e ficámos muito felizes pela gentileza de ter respondido aos alunos, que ficarão muito orgulhosos por poderem enviar as bandeiras para as Nações Unidas”, afirmou Eduardo Castro, diretor pedagógico da EITV.

 

 

Na tarde de dia 18 de maio, a partir das 14h30, a EITV abre as suas portas para dar a conhecer o espaço e a oferta educativa de forma holística e integrada, dando oportunidade às famílias de explorar o campus e falar com os professores e encarregados de educação.

As vagas para o Open Day são limitadas e a inscrição deve ser feita no site da escola, em www.eitv.pt.

 

 

 

Visited 61 times, 61 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista