Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Carnaval de Torres Vedras vai receber campanha de sensibilização sobre o álcool

Escrito por em Fevereiro 6, 2024

A campanha de sensibilização para os efeitos do consumo de álcool irá decorrer de 9 a 14 de fevereiro.

 

 

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) vão realizar uma ação de sensibilização no Carnaval de Torres Vedras. O objetivo da parceira das entidades é alertar os foliões para os efeitos nocivos do consumo de álcool.

No decorrer da campanha vão ser distribuídos folhetos informativos sobre os riscos da condução sob o efeito de álcool, entre eles:

  • Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica;
  • Os acidentes que decorrem da condução sob a influência do álcool são particularmente graves;
  • O álcool diminui o campo visual, provocando a chamada visão em túnel. Esta perda de capacidades, bem como as alterações de comportamento que podem levar a estados de euforia e de desinibição, aumentam de forma muito significativa o risco de envolvimento em acidentes rodoviários;
  • A relação entre o que se bebe e a taxa de álcool no sangue depende de vários fatores: idade, género, peso, altura, metabolismo, os alimentos ingeridos e há quanto tempo se ingeriram.

Em 2022, segundo os dados da ANRS, dois em cada cinco condutores que faleceram em acidentes de viação apresentavam uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro tinham uma taxa igual ou superior a 1,2g/l.

 

 

Visited 113 times, 4 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista