Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Em 2022 o planeta perdeu área de floresta tropical igual à dimensão da Suiça

Escrito por em Junho 27, 2023

O Brasil é o país mais afetado, apresentando 43% das perdas globais.

De acordo com o World Resources Institute (WRI), com sede em Washington, EUA, em 2022, o planeta perdeu uma área de floresta tropical virgem igual ao tamanho da Suíça ou da Holanda. Esta perda deve-se essencialmente à agricultura e à pecuária e é equivalente a m campo de futebol de árvores tropicais destruídas a cada cinco segundos em 2022, mais 10% que em 2021.

Em 2022, o satélite Global Forest Watch (GFW) assinalou a destruição de mais de 4,1 milhões de hectares de florestas primárias tropicais, cruciais para a biodiversidade e o armazenamento de carbono do planeta.

O Brasil é o país com mais área destruída e representa 43% das perdas globais. Depois do Brasil temos a República Democrática do Congo (13%), a Bolívia (9%), o Peru (3,9%), Colômbia (3,1%), Laos (2,3%), Camarões (1,9%), Papua Nova Guiné (1,8%) e Malásia (1,7%).

No entanto, na Indonésia, a destruição florestal baixou pelo quinto ano consecutivo. Em conferência de imprensa, a diretora do GFW, Mikaela Weisse disse: “Estamos a perder uma das nossas ferramentas mais eficazes para combater as mudanças climáticas, proteger a biodiversidade e apoiar a saúde e os meios de subsistência de milhões de pessoas”. Mesmo depois dos acordos feitos na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) em Glasgow, Escócia, em 2021 pelos principais líderes mundiais, a destruição florestal tem sido bastante elevada.

Fonte: Agência Lusa

Visited 4 times, 3 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista