Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

SAMOTRACIAS

Teatro Ibérico [Lisboa]

Info de evento
Data: Novembro 12, 2022
Tempo: 9:00 pm
Localização: Teatro Ibérico
Endereço: Rua de Xabregas 54, 1900-440 Lisboa Lisboa
Detalhes

Após esgotar salas e arrancar lágrimas e suspiros pelo Algarve, a peça “Samotracias” chega finalmente a Lisboa. Integrada no Festival Solos Ibéricos, a nova criação da Mákina de Cena prepara-se para duas apresentações no Teatro Ibérico: a 12 e 13 de Novembro.

Com direcção artística de Carolina Santos, em co-criação com Letícia Blanc e Ulima Ortiz, esta é uma produção colectiva e internacional que apresenta três mulheres, três línguas e três países reunidos em palco, a partir de testemunhos de mulheres migrantes no sul do país.

Partindo da obra “Les Samothraces”, de Nicole Caligaris, é aqui construído um retrato fragmentado de cada uma delas e das suas travessias cruéis e solitárias em direcção ao desconhecido.

Tal como a estátua da deusa mitológica da Vitória descoberta em ruínas na Grécia, estas Samotrácias do século XXI descobrem-se anónimas e com as asas fraturadas — condição que, talvez, já as marcava mesmo antes de emigrarem —, deparando-se com o desafio inevitável de cultivarem para si, num terreno árido e infértil, uma outra vida, uma outra face e um novo destino.

Ao abordar questões transversais à luta pela igualdade de género e à geopolítica europeia e global, num momento em que se assiste ao triste enraizamento de guerras, à generalização da crise dos refugiados e a uma crescente feminização das migrações, quase não se pode dizer que “Samotracias” enquadra uma narrativa ficcional.
Num gesto político de aproximação e engajamento social, a peça incorpora relatos e testemunhos de mulheres migrantes residentes na região algarvia, impondo-se enquanto criação colaborativa e horizontal.

Num tributo a todas aquelas que reúnem a coragem de deixar a casa — nada confortável — do patriarcado para erguê-la, do zero, em outros lugares e culturas, “Samotracias” recobra-nos uma sensibilidade urgente para com essas tantas mulheres espal

Visited 1 times, 1 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista