Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Caminhando na Batalha do Vimeiro

CIBV - Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro [Vimeiro]

Info de evento
Data: Novembro 18, 2023
Tempo: 9:30 am
Localização: CIBV - Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro
Endereço: R. do Monumento 17, 2530-835 Vimeiro
Detalhes

EVENTO: Caminhando na Batalha do Vimeiro

DATA DE REALIZAÇÃO: 18 de NOVEMBRO de 2023

DESCRIÇÃO DO EVENTO:

Programa

Esta proposta de Caminhada tem inicio junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro. A partir daí seguiremos durante cerca de 17kms vários caminhos rurais que conheceram no passado os feitos das tropas luso-britânicas sobre as invasões francesas. Serão atravessados vários aglomerados populacionais de 4 freguesias, duas no concelho da Lourinhã (Vimeiro e Santa Bárbara) e outras duas do concelho de Torres Vedras (Maceira e Á-dos-Cunhados) onde foram desempenhados papeis importantes no desenrolar dos combates então travados que opuseram o exército inglês coadjuvado por algumas unidades militares portuguesas, comandado por Wellesley e o exército francês sob o comando de Junot, representante de Napoleão e detentor na altura do poder militar e político em Portugal.

Alguns dos pontos de interesse da nossa caminhada:

– Vimeiro – Monumento da Batalha do Vimeiro (inaugurado por D. Manuel II) – Parque Natural da Fonte Lima – Ribeira de Toledo – Rio Alcabrichel – Ventosa – Marco Geodésico de Talefe – Paisagens naturais

A Batalha do Vimeiro

A Batalha do Vimeiro foi travada no dia 21 de agosto de 1808 entre o Exército Francês, comandado por Junot, e o Exército Anglo-Luso, sob o comando de Sir Arthur Wellesley, futuro Duque de Wellington.

Após os combates na Roliça no dia 17 de agosto, Sir Arthur marcha para a zona do Vimeiro a fim de fazer o desembarque de reforços na Praia de Porto Novo.

As tropas anglo-lusas mantiveram uma posição defensiva no Vimeiro, aproveitando a geografia do terreno. Os franceses, reunidos em Torres Vedras, decidiram tomar a ofensiva, chegando à Carrasqueira na manhã de 21 de agosto. A partir desse ponto, Junot deu ordem de marcha para a batalha.

Sem conhecimento da situação do flanco esquerdo, duas brigadas francesas confrontaram os britânicos nos altos da Ventosa. Uma vez mais, os franceses viram-se forçados a recuar.

A Batalha do Vimeiro foi uma vitória inegável do Exército Anglo-Luso sobre as forças da França Imperial, pondo termo à Primeira Invasão Francesa. Junot perdeu cerca de 2000 homens, entre mortos, feridos e prisioneiros e o exército anglo-luso cerca de 700.

Esta batalha foi decisiva visto que colocou termo à Primeira Invasão Francesa de Portugal.

LOCAL E HORA DO ENCONTRO: Rua do Monumento, 17 – Vimeiro

Hora do Encontro: 9h30 Hora prevista o final: 14h30

Distância a percorrer: 17 kms

Nível de Dificuldade: 3

Equipamento: Calçado e roupa adequada para caminhadas

Valor da inscrição para a caminhada: 8€

AS INSCRIÇÕES SÃO EFECTUADAS EM http://WWW.CAMINHANDO.PT/ ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DE RESERVA. OBRIGADO

Observações: Só as inscrições efectuadas até às 16h30 do dia anterior à data de realização do evento permitem a activação do Seguro de Acidentes Pessoais

Visited 10 times, 1 visit(s) today

Localização

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista