Rússia Impõe Proibição de Acesso a Meios de Comunicação Europeus
Escrito por Redação em Junho 26, 2024
A Rússia anunciou a proibição de acesso no país a 81 meios de comunicação social europeus.
Nesta medida estão incluídos o PÚBLICO, RTP Internacional, Expresso e Observador de Portugal. O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo justificou a medida alegando que esses meios estão a divulgar informações supostamente falsas sobre a operação militar na Ucrânia, que Moscovo descreve como uma “operação militar especial”.
Em resposta, o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, criticou vigorosamente a decisão russa, expressando solidariedade com o jornalismo livre e defendendo a liberdade de expressão,
Desde o início da guerra na Ucrânia em fevereiro de 2022, a União Europeia também adotou medidas restritivas, como a proibição da transmissão de canais russos como o RT no seu território, acusando-os de propagar desinformação. A tensão entre a Rússia e a UE tem aumentado à medida que ambos os lados intensificam as suas estratégias de comunicação em meio ao conflito em curso.
Portugal repudia fortemente a decisão da Federação Russa de proibir o acesso digital a 81 meios de comunicação social europeus, entre os quais 4 portugueses: @rtppt, @expresso, @Publico e @observadorpt. Em defesa da liberdade de expressão, a nossa solidariedade com o jornalismo…
— Luís Montenegro (@LMontenegropm) June 25, 2024