Ana Bustorff fala sobre cancro: “É uma doença muito solitária”
Escrito por Redação em Abril 2, 2024
No programa “À conversa com Ana Rita Clara” a atriz recorda o período em que esteve com cancro.
Ana foi diagnosticada com cancro na bexiga e teve de fazer quimioterapia durante um ano e meio.
A atriz descobriu o seu cancro apenas numa consulta de rotina e contou em 2019 numa conversa programa ‘Alta Definição’ da SIC “Detetei por acaso a doença, numa consulta de rotina a que fui de controlo da mama, do útero, dos ovários… A médica disse que a bexiga tinha uns contornos… Não tinha sintoma nenhum, não urinava sangue”.
Cinco anos depois, a atriz volta a falar do assunto com Ana Rita Clara na TVI Ficção. Afirma que quando se é deparado com uma doença como esta que se tem o pensamento que “é tudo muito efémero”. Acrescenta “Mas eu já nasci com a ideia de que é tudo muito veloz. Que amanhã, podemos já não estar cá. Sempre vivi muito intensamente. Para mim, sempre foi muito clara a ideia de que hoje é este dia… amanhã não sei”.
Disse também “É uma doença muito solitária. Há um silêncio e uma quietude que é nossa. Mas vezes as pessoas não percebem muito bem esse lugar onde somos colocados. Eu, por acaso, sou faladora e sempre partilhei… a quimioterapia para mim, por íncrivel que pareça, foi muito importante. Era uma sala cheia de gente que eu sabia que estavam nas mesmas circunstâncias que eu”.
“Há um silêncio enorme. Uma solidão muito grande. Mas é mesmo assim. Não se entra porque é uma coisa muito connosco. Um confronto com a vida, morte, doença… uma coisa muito estranha”, fala Ana Bustorff sobre aquela época da sua vida.