“Há dois géneros: os homens e as mulheres. Podem chamar o que quiserem”
Escrito por Maria Francisca em Março 25, 2024
Luísa Castel-Branco falou sobre a concorrente do ‘Big Brother’, Jacques Costa. “‘Mas que raio é isto?‘”.
No programa ‘Dois às 10‘ desta segunda-feira , dia 25 de março, começou a analise da estreia da novo edição do ‘Big Brother’. O debate desta manhã, resultou na ‘discussão’ de Zé Lopes e Luísa Castel-Branco.
Em causa está a entrada de uma concorrente, Jacques Costa, que se identifica com pessoa não-binária. Se Zé Lopes elogiou a entrada da corrente, Luísa Castel-Branco mostrou alguma indignação.
“Enquanto a Inteligência Artificial não fizer uma máquina para fazer filhos, há dois géneros: os homens e as mulheres. Podem chamar o que quiserem“, começou por dizer a comentadora.
Luísa deixou ainda ainda claro o facto de não conseguir compreender como é que uma pessoa não se identifica com nenhum género.
“No outro dia vi um homem a puxar um outro homem pela coleira. Depois explicaram-me que ele todos os dias passeia o companheiro, que é um cão. É no que isto dá. Se uma pessoa não é homem nem mulher, é um gato? (…) As pessoas que estão lá em casa, da minha idade e não só, perguntam como eu: ‘mas que raio é isto?‘”, explicou originando risos no estúdio.
“Ele não devia querer ser tratado como ele ou ela, ele tinha de ser tratado como elu [pronomes pessoais neutros]“, completou, “Se ele defende que é não-binário, tem de ir ao encontro daquilo que os não-binários defendem“.