Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

França contra a “Fast Fashion”

Escrito por em Março 19, 2024

 

Os deputados franceses, na passada quinta feira, aprovaram leis com o objetivo de combater o interesse dos consumidores pela “fast fashion“.

 

França poderá ser “o primeiro país a legislar para limitar os excessos da ultra “fast fashion”, dito por, Christophe Béchu, o ministro da Transição Ecológica.

As medidas são sobre proibir a publicidade de roupa de baixo custo, geralmente produzida pela China, e estabelecer uma taxa ambiental para os artigos têxteis.

Estas medidas ainda vão ter de ser aprovadas pelo Senado.

A França é conhecida pelas suas marcas de luxo como Chanel, Yves Saint Laurent e Louis Vuitton.

Atualmente, tem perdido adesão pela afluência de marcas como H&M, Zara e Shein.

O mercado francês, como se verifica em outros países, foi inundado por esta “moda rápida”, barata e importada, ao mesmo tempo que várias marcas do país declararam falência. Mas os principais argumentos usados estão relacionados com o meio ambiente.

Os deputados franceses querem que os fabricantes sejam obrigados a informar os consumidores sobre o impacto ambiental da roupa.
E também que a partir de 2025, seja aplicada uma taxa de cinco euros por item, que aumentará para 10 euros em 2030. Esta tarifa não pode exceder 50% do preço do produto. O dinheiro ganho através das taxas serão usadas para subsidiar os produtores de roupa sustentável.

 

Visited 40 times, 2 visit(s) today
Marcado como

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista