Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Circulação condicionada na Ponte Vasco da Gama

Escrito por em Fevereiro 2, 2024

 

A greve dos agricultores gera restrições de circulação no sentido Sul-Norte.

 

 

A Ponte da Vasco da Gama encontra-se atualmente a circular nos dois sentidos. Implementam-se algumas restrições nos acessos no sentido Sul-Norte em Alcochete, Montijo e Moita, no distrito de Setúbal, devido a uma marcha lenta realizada por veículos de agricultores. O organizador do protesto, Daniel Pacífico, informou que cerca de 150 a 200 veículos e agricultores estiveram concentrados nos locais designados.

O protesto planeou-se em três grupos distintos. O primeiro grupo realiza uma marcha lenta entre a rotunda da Lançada e a rotunda da Moita. O segundo grupo faz o mesmo entre a rotunda das Portas da Cidade do Montijo e a rotunda da Lançada, enquanto o terceiro grupo realiza uma marcha lenta no IC32, do entroncamento de Alcochete à rotunda do Montijo.

Daniel Pacífico também mencionou que está prevista uma reunião com a ministra da Agricultura para a tarde de hoje, embora ainda não tenha sido confirmada.

Na quinta-feira, agricultores paralisaram importantes vias de norte a sul do país, incluindo fronteiras, como parte de um protesto organizado pelo Movimento Civil de Agricultores. O movimento se uniu às manifestações que têm ocorrido em outros pontos da Europa. Alguns dos protestos começaram a desmobilizar à noite, após garantias sobre os apoios anunciados pelo Governo.

 

Apoios do Governo

Na quarta-feira, o governo anunciou medidas de auxílio aos agricultores, com o objetivo de aliviar os impactos causados pela seca e fortalecer o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC). No entanto, estas medidas não conseguiram impedir os protestos agendados para hoje, que ocorrem de Norte a Sul do país.

De acordo com informações divulgadas à Lusa na quinta-feira, a maioria das medidas incluídas no pacote de apoio entrará em vigor ainda neste mês, exceto aquelas que dependem da aprovação de Bruxelas.

No âmbito europeu, a Comissão Europeia, em colaboração com a presidência semestral belga do Conselho da UE, está a preparar uma proposta para a redução dos encargos administrativos dos agricultores. Esta proposta discutir-se-á pelos ministros da Agricultura dos 27 Estados-membros da União Europeia no próximo dia 26 de fevereiro.

 

Visited 45 times, 45 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista