Islândia pode ficar de fora da Eurovisão
Escrito por Flavia Maia em Janeiro 24, 2024
ss
Pensa-se que a culpa terá sido de Israel.
O país estava confirmado como um dos 37 participantes do Festival Eurovisão da Canção. Contudo, devido às preocupações relacionadas com a participação de Israel, a estação pública RÚV decidiu adiar a decisão até ser escolhido o representante.
Esta terça-feira, dia 23 de janeiro, anunciaram que a Islândia poderia não vir a participar no Festival Eurovisão da Canção. Em causa está o facto de Israel ter sido confirmado como um dos países em concurso, apesar da atual ofensiva na Faixa de Gaza.
Assim, a Sociedade Islandesa de Autores e Compositores (ISAC) apelou ao boicote do concurso. A menos que Israel seja desqualificado, e cerca de 10 mil islandeses assinaram uma petição a apelar também à desqualificação.
“Eles [os concorrentes] candidatam-se com o objetivo de se tornarem a escolha da Islândia para a Eurovisão. Tal como nós, também eles estão preocupados com a situação atual. Esta tem sido a nossa preparação para a Eurovisão e anunciámos que tencionamos participar na Eurovisão sem quaisquer alterações, mas não sabemos o que o futuro nos reserva”, disse o diretor-geral da RÚV, em declarações à rádio Síðdegisútvárp.
Relembramos que a UER defendeu que “o Festival Eurovisão da Canção é um concurso para as emissoras públicas de toda a Europa e do Médio Oriente”. “É um concurso para as emissoras – não para governos – e a emissora pública israelita participa no concurso há 50 anos”, afirmou.