Um avião da Alaska Airlines aterrou de emergência, na passada sexta-feira, dia 5 de janeiro, após ter ficado sem uma das janelas e parte da fuselagem durante o voo.
O Boeing 737 MAX saiu da Califórnia, e foi obrigado a aterrar 35 minutos depois em Portland, nos Estados Unidos.
Aliás, a janela ao soltar-se durante o voo, criou um buraco e chegou mesmo a sugar pertences dos passageiros. Entre eles um telemóvel, da marca Iphone, que para surpresa de muitos conseguiu resistir à queda de quase cinco mil metros.
iPhone that fell from Alaska Airlines flight 1282 survived a 16,000 feet drop pic.twitter.com/BY4dhAMQeA
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) January 8, 2024
Mas, segundo a companhia aérea, os 177 passageiros e tripulantes a bordo aterraram em segurança.
Vi Nguyen, de 22 anos, que estava no voo, contou ao The New York Times que acordou com um barulho alto, e viu um grande buraco na parte esquerda do avião. “Abri os olhos e a primeira coisa que vi foi a máscara de oxigênio bem na minha frente. Eu olhei para a esquerda e a parte lateral do avião havia desaparecido. A primeira coisa que pensei foi: ‘Vou morrer’”, disse a jovem.
Ninguém estava sentado no assento da janela que explodiu. No entanto, um adolescente e a mãe que se encontravam nas poltronas do meio e do corredor sofreram alguns danos. Nomeadamente o rapaz que, segundo a testemunha Elizabeth Le, perdeu a camisa e sua pele aparentava estar lesionada.
Depois do incidente, a Alaska Airlines decidiu suspender todas as 65 aeronaves deste tipo para realizar inspeções de manutenção e segurança. Contudo, sabe-se que o Boeing 737 Max 9 da Alaska Airlines já tinha tido problemas durante voos dias antes do incidente.