Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Eitan, o menino libertado pelo Hamas com a camisola de CR7

Escrito por em Novembro 28, 2023

 

A 7 de outubro, a mãe conseguiu escapar com as irmãs, enquanto Eitan foi levado para a Faixa de Gaza.

 

 

Eitan Yahalomi, de 12 anos, foi libertado em 27 de novembro como parte de um acordo de cessar-fogo temporário negociado pelo Qatar e pelos Estados Unidos entre o Hamas e Israel.

Ele estava em Gaza desde 7 de outubro, quando foi levado para lá de moto pelo movimento islamita. O pai, Ohad, que também foi levado, continua presumivelmente como refém em Gaza.

Eitan, conhecido como ‘Tantan’ ou ‘Touni’ pela família, foi descrito pela mãe, Batsheva Yahalomi, como uma criança muito sensível e um grande fã do Manchester City e do futebol. Durante os ataques em 7 de outubro, a família ficou encurralada em um quarto de casa. Ohad, ao perceber a proximidade do Hamas, posicionou-se do lado de fora da porta para proteger a família. Quando os membros armados do Hamas entraram, Ohad foi baleado.

Os membros do Hamas levaram a mãe e as três crianças para fora da casa e colocaram-nas em motas. Yahalomi, Yael (10 anos) e uma criança de quase dois anos deslocaram-se de mota com um membro do grupo islamita, enquanto Eitan (12 anos) e outro refém não relacionado deslocam-se noutra.

No caminho para Gaza, encontraram dois tanques das forças israelenses, resultando em as duas motos seguindo caminhos diferentes.

Em algum momento, Yahalomi e as duas filhas conseguiram fugir, mas perderam o rastro de Eitan e Ohad. Mais tarde, soube-se que Eitan estava refém. Sobre o pai, presume-se que também esteja, mas sem confirmação.

Yahalomi lamentou a situação durante uma conferência de imprensa, mencionando os desafios no Kibutz Nir Oz e expressando o desejo de paz com Gaza. Eitan, assim como Erez e Sahan Calderon, foi libertado por também ter nacionalidade francesa.

 

Visited 32 times, 4 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista