Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Caos nas urgências cada vez mais acentuado

Escrito por em Novembro 22, 2023

 

Desde o Verão, o Hospital Santa Maria não experienciava uma afluência tão significativo de pacientes.

 

A pressão no hospital de Lisboa ocorre pela escassez de médicos em outras unidades de saúde na região. Alguns pacientes aguardam por internamento desde sexta-feira.

As urgências de quase 40 hospitais enfrentam dificuldades significativas no atendimento de pacientes nesta semana, com a perspetiva de um possível agravamento com a chegada do frio.

Após o fim de semana com um volume anormal de atendimentos, alguns pacientes ainda aguardam uma solução. Na passada segunda-feira, 54 pessoas esperavam por uma vaga para internamento, sendo que o hospital de Santa Maria, em Lisboa, conseguiu acomodar 30 pessoas, mas ainda há 20 pacientes na lista de espera.

A direção clínica do maior hospital do país descarta a ocorrência de um cenário caótico, mas reconhece dificuldades na organização para lidar com o elevado número de pacientes. A pressão sobre o Santa Maria agrava-se pela falta de médicos em outros hospitais da região.

No hospital Amadora-Sintra, a urgência de ginecologia e obstetrícia encontra-se encerrada.

Em Loures, no Beatriz Ângelo, na terça-feira, houve um período em que não se receberam ambulâncias do INEM, levando à necessidade de encaminhar os doentes para outras unidades. A situação foi posteriormente normalizada, e os serviços de urgência estão a funcionar sem restrições.

No hospital de Braga, os problemas concentram-se nas urgências de cirurgia geral, que, principalmente durante a noite, têm enfrentado encerramentos.

 

Visited 31 times, 9 visit(s) today

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista