Escravilheira: A Terra dos Escravos ou Escaravelhos?
Escrito por Flavia Maia em Novembro 3, 2023
A origem do nome continua em dúvida até aos dias de hoje…
A Escravilheira é conhecida pela sua alegria!
Uma aldeia plantada a cerca de 3 km da costa, que está de passagem para muitas das praias da zona oeste. Pertence ao concelho de Torres Vedras, onde é possível chegar em 22 minutos.
As teorias para a origem do nome Escravilheira dividem-se, antigamente era conhecida como a terra dos escravos, que mais tarde eram soltos na Soltaria, segundo Luís Azur, mais conhecido por Ginja. Por outro lado, Cecília Reis, proprietária do negocio de família, café Horizonte, que outrora fora também um restaurante de referência da terra, conta que segundo as histórias do seu avô “apareceu um senhor, que se chamava Senhor Escravilheiro.” E como era praticamente o único aqui, “batizou a terra por Escravilheira”.
Também se fala muito na teoria de que existiu uma infestação de escaravelhos e que veio daí a origem do nome. Contudo, ninguém consegue dar certezas…
Com o passar dos anos, as estradas de terra desapareceram, as brincadeiras ficaram diferentes e as tradições foram-se perdendo…
Os habitantes têm saudades das brincadeiras que se faziam pelas ruas da Escravilheira, “bricávamoos à corda, brincávamos ao “lencinho que vai na mão”, não é como agora que eles brincam só com os telemóveis”, assinalou Conceição Santos.
O Nuno Franco explica: “Nós brincávamos com berlindes, jogávamos à bola, em terra, a estrada era de terra, e hoje em dia é tudo alcatrão e não é nada igual, é tudo diferente!”
Alcunhas é o que não falta na Escravilheira! Desde o Senhor Ginja, Macaquinho, Tróia, Comprido, Xico da palha, Chocalhos, ao Patego e à Patega.
Todos têm uma história e são conhecidos por estes nomes engraçados ao invés dos seus nomes próprios.
A festa anual “é uma referência entre as festas das aldeias”, segundo a Micaela Alves e os habitantes da Escravilheira. Cachola, carne à Escravilheira, grelhada mista, bacalhau com natas, são algumas das iguarias preparadas pela Senhora Conceição, uma das cozinheiras da festa.
A terra tem dois restaurantes que se destacam e colocam a Escravilheira nas “Bocas do Oeste”, são o “Ponto Final” e o “Retiro do camarão”, nas suas ementas têm pratos típicos que metem “água na boca” a qualquer um.
“Uma aldeia é sempre uma família”! Escravilheira, uma terra que deixa memórias para sempre!