O último eclipse lunar de 2023 poderá ser observado em Portugal
Escrito por Ana Sofia Figueiredo em Outubro 27, 2023
A lua começará a escurecer por volta das 18 horas, tornando-se parcialmente obscurecida.
No próximo sábado, está agendado um eclipse lunar parcial que poderá ser observado por mais de 80% da população mundial. A Universidade de Columbia, nos Estados Unidos forneceu os dados para o estudo. O eclipse tem previsão para começar por volta das 18 horas e terminar por volta das 22h30.
Por isso, Lisboa é uma das cidades onde se poderá observar o eclipse lunar na sua totalidade, durante as fases penumbral e parcial. Um eclipse lunar parcial ocorre quando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, projetando uma sombra pela qual uma parte da Lua passa. A parte visível da Lua terá a forma de um “Pac-Man”.
Contudo, o alinhamento acontece durante a chamada época de eclipses, que ocorre aproximadamente a cada seis meses, durante a fase de Lua cheia, quando a órbita da Lua está mais próxima do plano da órbita da Terra. Este será o último eclipse de 2023, e apenas o continente americano estará fora da zona de observação, com exceção da costa leste do Brasil e parte do Canadá, de acordo com a Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.
Quanto a quando e como assistir ao eclipse, a fase total do eclipse deve durar cerca de 4 horas e 25 minutos, com a fase umbral, o período mais escuro do eclipse, estimada em 1 hora e 17 minutos, até a Lua começar a afastar-se da sombra da Terra. O eclipse não será muito escuro.
Assim, o fenómeno poderá ser observado de qualquer lugar do país.
O próximo eclipse lunar parcial visível a partir da Europa ocorrerá somente em 18 de setembro de 2024. Portanto, não percas o eclipse deste sábado, pois será o último no próximos dez mese.