Ouvir

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista

Incêndio na Madeira: Mais de 50% do território do município de Calheta já foi consumido pelas chamas

Escrito por em Outubro 13, 2023

O presidente do município informou na quinta-feira que uma pessoa ficou desalojada devido a esta situação.

 

De acordo com o autarca, em informações fornecidas, por volta das 22 horas, o incêndio que teve início na quarta-feira, por volta das 18 horas, causou danos. Principalmente nas freguesias da Ponta do Pargo, Fajã da Ovelha e Prazeres, além de afetar toda a área florestal adjacente.

“Números avançados pela Proteção Civil indicam que já arderam 70 quilómetros quadrados do concelho. O concelho tem 116 quilómetros quadrados, já ardeu mais de metade”, constatou Carlos Teles, destacando que “está sempre a evoluir”.

Contudo, Carlos Teles esclareceu que a zona urbana mais atingida está localizada na freguesia da Ponta do Pargo. Até o momento, os prejuízos registados incluem a destruição de uma residência e o desalojamento de uma mulher que vivia nessa habitação. Esta acomodou-se temporariamente na casa de uma vizinha e passará a noite lá.

“Amanhã [sexta-feira], os técnicos da Câmara, juntamente com a Segurança Social, vão trabalhar para arranjar uma solução para esta senhora”, conferiu.

No âmbito de uma atualização feita às 20 horas, na cidade do Funchal, o Secretário Regional da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, informou que duas habitações, uma delas desocupada e outra não habitada, foram consumidas pelas chamas na área de Calheta.

O presidente do município acrescentou que, até o momento, não há registo de feridos entre as pessoas, mas houve lamentavelmente a perda de animais de estimação devido ao incêndio.

Durante a tarde, o fogo forçou o encerramento de uma escola e de um centro de saúde na freguesia de Fajã da Ovelha.

Quanto aos recursos no local, o presidente da Câmara da Calheta detalhou que sete corpos de bombeiros estão envolvidos nas operações de combate, contabilizando um total de 75 bombeiros, apoiados por 21 veículos terrestres.

O único helicóptero de combate a incêndios disponível na Madeira contribuiu durante o dia, mas interrompeu suas operações devido à falta de visibilidade. Ele retomará as atividades na manhã de sexta-feira.

 

Câmara de Lobos

Um outro incêndio que começou por volta das 17 horas numa área de floresta na Quinta Grande, no município de Câmara de Lobos, na Madeira, está a mover-se em direção a uma área mais densamente habitada, informou o presidente da câmara, Pedro Coelho, na quinta-feira.

O autarca indicou ainda que: “O incêndio está a descer e pode ameaçar moradias. Ainda está longe e não há vento, o que é bom, mas vem na direção mais urbana”.

Pedro Coelho também relatou que, durante a tarde, a principal preocupação era uma unidade fabril localizada na região do incêndio. No entanto, os trabalhadores da fábrica auxiliaram os bombeiros e conseguiram evitar que as chamas atingissem as instalações da fábrica.

 

Com o objetivo de contribuir para o combate destes incêndios, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, divulgou durante a tarde que serão disponibilizados recursos adicionais para a Madeira.

 

Visited 4 times, 4 visit(s) today
Marcado como

ON FM

Liga-te

Faixa Atual

Título

Artista