E-Fit: Flexibilidade vs mobilidade
Escrito por Publicidade Marketing em Outubro 10, 2023
Dois conceitos muito importantes, não só para o desportista de alto rendimento, como para o dia a dia de qualquer pessoa.
Publicidade, Marketing, Lifestyle
A flexibilidade e a mobilidade são dois conceitos muito importantes, não só para o desportista de alto rendimento, como para o dia a dia de qualquer pessoa. Claro que com objetivos diferentes, no caso do desportista de alto rendimento essas duas componentes são trabalhadas por forma a melhorar a performance do mesmo. Já no outro caso, é muito importante trabalhar estas componentes, com o objetivo de facilitar o nosso quotidiano.
No entanto, estes são conceitos que muitas vezes são confundidos ou que não se sabem diferenciar. Assim sendo, vamos explicar a diferença dos mesmos.
De modo geral e conciso, a flexibilidade é referente aos músculos e a mobilidade é referente às articulações. A flexibilidade é a capacidade que um músculo tem de alongar, esta é controlada pelo nosso sistema nervoso. Esta pode ser influenciada por fatores externos ou internos. Nos primeiros fatores estão incluídos o sexo, idade, temperatura e condição física, por exemplo. Quanto aos segundos fatores, temos a extensibilidade dos tendões, ligamentos e músculos.
A mobilidade, geralmente é integrada no aquecimento dinâmico, com o objetivo de permitir mais movimento articular. Geralmente, os músculos não são alongados na totalidade. Há diversos fatores que influenciam a nossa mobilidade, como a forma óssea, a integridade da cartilagem e a saúde dos ligamentos.
Com isto, o que podemos concluir é que não há um melhor que o outro, até porque estas duas capacidades se condicionam uma à outra. Por exemplo, quando conseguimos ter mais flexibilidade, ganhamos mais amplitude de movimento (mobilidade).
Assim sendo, se sente alguma dor, dificuldade em realizar tarefas diárias ou em realizar certos movimentos. Venha ao E-fit Torres Vedras para acabar com esse desconforto!!
E-FIT