Vaga de calor estende-se até domingo, com temperaturas até 36ºC
Escrito por Ana Sofia Figueiredo em Setembro 27, 2023
Após um verão ameno, Portugal Continental experimentou um início de outono com temperaturas surpreendentemente altas.
Desde o dia 24 de setembro, os termômetros em várias regiões do país têm marcado mais de 30ºC, e em algumas áreas, até mesmo ultrapassaram essa marca.
Embora o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) preveja que o clima quente persistirá nos próximos dias, o climatologista Mário Marques, do Planoclima, afirmou que “esta vaga de calor será passageira” e provavelmente se estenderá até no máximo domingo, 1º de outubro.
“Vamos ter uma vaga passageira de calor, são três dias, e não uma onda de calor”, esclarece o especialista.
“Os distritos do Interior, Viseu, Castelo Branco, e mesmo partes de Coimbra poderão ultrapassar os 30ºC, 32ºC. Isto é um pouco o El Niño, tal como está a afetar toda a situação no Brasil, com temperaturas extremamente elevadas”, indica.
No entanto, de acordo com o IPMA, Évora é o distrito onde se espera que as temperaturas atinjam o ponto mais alto. A previsão é de 36ºC na sexta-feira.
A partir de domingo, Mário Marques antecipa uma mudança no padrão climático, com o anticiclone dos Açores enfraquecendo e deslocando-se para o oeste. Isso permitirá a entrada de ar Atlântico na região, trazendo consigo um aumento na humidade.
Nos dias 3 e 4 de outubro, existe a possibilidade de ocorrência de tempestades em Portugal Continental. Nos dias 5 e 6, também existe a chance de uma “tempestade tropical” afetar o Grupo Ocidental dos Açores, composto por Flores e Corvo.
“Esperemos que não, porque senão poderá ser outro Lourenço”, concluiu.
É importante lembrar que em outubro de 2019, o furacão Lourenço causou danos significativos nos Açores, principalmente na ilha Flores, onde o único porto comercial da ilha foi completamente destruído, resultando em prejuízos avaliados em milhões.