A “Nova Temporada” do Teatro Cine de Torres Vedras
Escrito por Ana Sofia Figueiredo em Setembro 13, 2023
Guilherme Gomes é o novo diretor artístico do “Teatro Cine”, presente no município de Torres Vedras.
Foi nesta quarta feira, dia 13 de setembro, pelas 18 horas, que Guilherme Gomes se apresentou como novo diretor artístico do Teatro Cine, no município de Torres Vedras.
A cerimónia iniciou-se com uma breve apresentação da história do teatro, relatando os seus sucessos e principais dificuldades ao longo dos anos, seguido do seu encerramento temporário em 2020 dado o confinamento gerado pela Covid-19. Reabriu no final desse mesmo ano sobre a presidência de Carlos Bernardes, “renovado e com acrescidas alterações técnicas”. E este ano, “o Teatro Cine de Torres Vedras celebra os seus 100 anos de vida.”
Ana Umbelino, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras inicia a apresentação informando as principais linhas de atuação que a “nova temporada do teatro” trará para o concelho.
“Aos Vereadores da Cultura compete definir orientações estratégicas com aquilo com aquilo que seja o projeto de território, materializado num programa sufragado pelos cidadãos e cidadãs e, por isso, compete apontar caminhos e definir metas!”, apresenta a vereadora.
“Desde inicio que procurámos definir os papéis de cada um destes atores que são naturalmente fundamentais para que o teatro possa cumprir a sua missão.”, anuncia.
Em modo de conclusão, a vereadora faz um especial agradecimento a Guilherme Gomes, destacando o seu olhar criativo e inspirado que irá seguramente apontar.
No seguimento da apresentação, Guilherme Gomes dá inicio ao seu mandato através de um discurso persuasivo e interativo. “Nós temos de convocar as pessoas para o espanto, para a construção da vida através do sonho e das coisas que, de facto nos espantam, nos provocam esse sentimento!”, afirma.
O diretor envolveu o seu público e definiu algumas metas para este novo desafio.
Entre elas, destacam-se as seguintes:
- “Acrescentar às linhas de programação (teatro, dança música, cinema, que fazemos em cumplicidade com o ATV), uma linha que aborde a escuta enquanto exercício. Um ginásio de escuta.”
- “Uma nova programação para o próximo ano é o Pensamento. Como é que se cultiva a cidade, as pessoas que cultivam em diversos contextos.”
- “O teatro não quer ser uma bolha, quer no fundo passar por todos os cúmplices que tenham como objetivo concretizar o bem estar da sociedade.”
- “Ativar polos artísticos. São pessoas, são projetos que vamos identificar em duas freguesias por ano e vamos enviá-lo com elas o Teatro Cine.”
As duas primeiras linhas serão realizadas na sala superior do teatro cine, onde se encontra uma grande janela para o exterior da cidade torriense. Fundamenta o seu plano através de 3 grandes pilares: “a resistência, a revolução e a construção“.
Para finalizar, o novo diretor anuncia que será lançada uma grande novidade: a criação de um Podcast. Chama-se Diário de Escuta e estará disponível em breve. Terá a duração de apenas 5 minutos por episódio e faz uma reflexão de escuta e pensamento com o território.